segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Ensino Ortodoxo Sobre a Impecabilidade de Maria

A Igreja Ortodoxa ensina que a Theotokos nunca pecou no sentido de nunca ter pessoalmente pecado. Ela foi sem pecado por graça, necessitando do Salvador enquanto Cristo foi sem pecado por natureza, sendo o Salvador.

Como pode isto acontecer?








A noção da Queda significa que todos nascemos necessitando do Salvador, e não como uma consequência de algo que tenhamos pessoalmente feito. Pecamos porque somos Decaídos, não somos Decaídos porque pecamos. A nossa condição de ser Decaído precede o nosso acto de pecado. Portanto, ainda que nós não tenhamos pecado pessoalmente ainda somos intrinsecamente Decaídos, ou seja o princípio de pecado e morte ainda operam em nós, ainda que não tenhamos pecado pessoalmente

A nível de Escrituras, isto pode ser explicado pelo que aconteceu ao Profeta Jeremias: “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.”
(Jeremias 1:5)

Noutras palavras, se Jeremias pode ser sanctificado por Deus no ventre, então não é impossível para a Theotokos ter sido igualmente sanctificada do ventre. Isto não é igual à Doutrina Católica-Romana da Imaculada Conceição, a qual não é defendida pela Igreja Ortodoxa, mas sim a doutrina Bíblica de que alguém pode ser sanctificado do ventre, antes de qualquer acto de pecado, santificado por uma acção especial do Senhor, preservado de actos pecaminosos por graça e de ser distinto de outros por algum trabalho único ou especial em nome do Senhor.

Isto não significa que Jeremias foi sem pecado por natureza, mas antes por graça, e ainda assim ele necessitou do Salvador dada a sua condição instrínseca de um entre os Decaídos ainda que santificado desde o ventre.

Do mesmo modo a Theotokos foi uma dos Decaídos, ainda que nunca tenha pecado pessoalmente em qualquer maneira, separada e santificada de certa forma que superou até o profeta Jeremias pois ela portava em si o Verbo de Deus.


Artigo original: http://godlightangels.blogspot.com.br/2017/06/the-orthodox-teaching-on-sinlessness-of.html

Tradução: Domingos Tavares.