quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Considerando Uma Digna Expiação: Reflexões Filosóficas e Teológicas Ortodoxas











Compreendendo a economia da salvação em Cristo de forma holística, São Gregório de Nazianzo declarou: "O que não é assumido não é curado". O que São Gregório quis dizer é que é o próprio ato da encarnação que inicia a salvação na medida em que o Filho eterno assume a natureza humana completamente, e se não fosse assim, a natureza humana não seria curada. Em outras palavras, a justiça considerada como tal não seria suficiente para nossa salvação, que era o problema soteriológico da heresia ariana. Eles afirmaram a falta de pecado de Cristo, mas negaram Sua verdadeira e completa divindade alegando que Ele era apenas uma criatura e, portanto, negou a participação do homem na própria Vida de Deus, reduzindo-a à participação na vida de uma mera criatura, embora especial. Como Ele era, de acordo com os Arianos, uma criatura perfeitamente justa, podemos ver que meramente ser justo não é suficiente para a salvação total do homem. Ao estar unidos com Cristo Deus em Sua própria Pessoa, no entanto, seus atos divinos tornam-se nossos através da participação (2 Pedro 1:4). É por isso que é dito: o que Cristo é por natureza (divino), nos tornamos pela graça (divina).

A justiça imputada de Cristo, de acordo com a Ortodoxia, tem um fundamento ontológico e conseqüentemente um caráter existencial. Cristo realmente transmite a energia de Sua justiça em nós, permitindo que cresçamos em santificação real, porque o Seu Espírito está trabalhando dentro de nós. Sim, a justiça imputada é um fato objetivo e jurídico (centrado na Cruz e baseado em toda a economia de Cristo desde a Encarnação até o envio do Espírito Santo) em que podemos ter confiança, mas não é ontologicamente antinomiano. Em vez de simplesmente "descrever" ou "rotular" a nós como justos, é algo transmitido, algo que nos transforma do interior, do fundamento do nosso ser e que, portanto, se estende por toda a atividade de nosso ser, influenciando o pensamento, a palavra, e ação. A imputação é coextensiva com impartação. Isso está relacionado com a ênfase na ortodoxia na theosis, pois Cristo não meramente ou apenas realizou algo no passado, cuja conseqüência é sentida hoje como se fosse uma onda de maré soteriológica que se esticasse em dois milênios, mas agora está transmitindo o Espírito. O que aconteceu na Cruz histórica está interiormente e atualmente conectado com o Cristo vivo e presente, de modo que seus efeitos são dados agora pelo Cristo vivo que envia o Espírito agora.

A fé é a própria vida de Deus na alma, de modo que, na medida em que se acredita e se confia no Senhor, nesse grau, a pessoa tem a vida de Deus dentro de si. É a energia desta Vida divina dentro de nós que tem um efeito soteriológico sobre nós. É o Cristo vivo dentro de nós que nos faz viver e ter vida, e assim a salvação não é efetuada por rótulos divinamente legais como se a Lei de Deus pudesse ser reduzida ao âmbito de tais coisas. A vida de Deus deve estar presente na alma, e Sua presença não pode deixar de produzir efeitos santificantes. Isto é o que a fé toca e é a própria expressão de. A fé não é meramente ou fundamentalmente algum conteúdo dogmático finito considerado como conhecimento ideacional, que é a fé dos demônios (Tiago 2:19). Embora o conteúdo dogmático esteja necessariamente envolvido na fé, considerada em si mesma, a fé é uma energia viva. É a energia de acreditar, confiar e se apoiar naquilo que o conteúdo dogmático aponta, e que não pode ser reduzido ao meramente ideacional (ou empírico). E cresce. A fé é algo que move, vive e respira com a vida de Deus, a própria Vida de Deus na alma do homem. Este é o sentido em que Paulo afirma que procura e se esforça para que Cristo seja formado dentro de uma pessoa (Gálatas 4:19).

Quanto à tomada de Cristo sobre toda a natureza humana, é vital lembrar que Ele é Deus eterno. Portanto, Cristo é sem pecado intrinsecamente e por natureza. O pecado de acordo com a Ortodoxia não é meramente considerado como quebra de regras, mas é a manifestação consequente da alienação interna anterior da alma de Deus. Deus é a Vida, a Luz e a Bondade, e assim o pecado é o que acontece como consequência do coração, da alma e da mente, se afastando da Vida, da Luz e da Bondade, de Deus. Sem bondade, a alma é obrigada a pecar como consequência da falta de Deus dito. Sem Luz, a alma é obrigada a andar na escuridão como consequência de sua falta de Luz. Sem a Vida, a alma é obrigada a morrer, novamente, como consequência da falta de Vida. Não é que um peca e, como consequência, Deus remove a Vida, a Luz e a Bondade da alma; não, um se desvia de Deus e, portanto, abandona a Vida, a Luz e a Bondade e, consequentemente, não tem nenhuma opção fora da Morte, das Trevas e do Pecado.

A mente está escurecida pelas paixões, pelo tumulto dos pensamentos, sentimentos e emoções internas, e, ao sucumbir à energia escurecida das paixões, quando nos voltamos contra a Luz de Deus, o pecado é o resultado inexorável. A Queda, neste sentido, significa que estamos predispostos ao nascimento para o escurecimento engendrado pelas paixões, de modo que nossas mentes estão obscurecidas e faltam em responder a Deus e, assim como criaturas pecaminosas, nossa alma está finalmente exausta e dominada pela morte. Em outras palavras, nossos atos pecaminosos são uma conseqüência e expressão de nosso ser Caído e pecador, e não é que assim que nossos atos pecaminosos corrompem nossa natureza, mas que nossa natureza humana caída corrompe nossos atos.

A falta de pecado de Cristo, de acordo com o mesmo princípio, é, portanto, uma consequência do Seu ser, e não dos seus atos considerados como tais. O ato segue sendo, agir procede de ser, e, inversamente, ser precede de ato, o que significa que o ser é o fundamento da ação, e assim o Seu Ser puro produz um Ato puro, e nosso ser Caído produz um ato corrupto, de fato corrompe todos os nossos atos. É a lei do pecado ligada ao nosso ser que produz nossos atos pecaminosos (Cf. Rom 7:23, 7:25, 8:2), e que por causa da Expiação requer a morte de nossa morte e não meramente a compensação de nossos pecados. Cristo nos deu muito mais do que uma tábua rasa.

Embora, claro, Cristo era e é sem pecado, alguns teólogos ortodoxos podem esquivar-se de enfatizar isso, de certo modo, por medo de dar a impressão de que Sua falta de pecado foi obtida por alguma virtude além do Seu Ser intrinsecamente sagrado. Jesus é sem pecado porque Ele é uma pessoa intrinsecamente santa e divina, e assim, mesmo considerado como Encarnado, Ele não é sem pecado simplesmente porque Ele conseguiu evitar pecar. Nós, no entanto, somos pecadores, embora não porque pecamos, e mesmo se evitamos pecar. Nós pecamos porque somos pecadores, Caídos e necessitados de um Salvador. O pecado é, como dito acima, não apenas uma quebra de regras; o pecado, considerado como um ato, é o resultado da alienação de Deus, e não algo que provoca uma ruptura com Deus como consequência do pecado. Nós chegamos ao mundo Caído, o que é dizer na condição de sermos pecadores, antes de qualquer ato de pecado. Nossos pecados são resultado de nossa alienação interna da Vida de Deus, e assim o princípio do pecado, isto é, a morte, trabalha em nós, portanto, "precede" qualquer instância particular do pecado.

Quanto à ênfase protestante no aspecto forense da imputação de justiça de Cristo, é verdade que a justiça de Cristo é imputada a nós de forma legal [NT: no sentido jurídico; de lei], mas também é necessário enfatizar que não é "meramente" legal. Biblicamente, a Lei não é nada como o nosso senso contemporâneo de lei secular, centrado no tribunal com equipes de advogados que buscam lacunas arbitrárias, muitas vezes leis arbitrárias. A Lei de Deus não está centrada no tribunal, mas no Templo; as Tábuas da Lei estavam no Arca da Aliança, no Santo dos Santos. Em outras palavras, a Lei de Deus compreendida biblicamente é uma expressão da vontade de Deus, que é uma expressão de Sua natureza simples e, portanto, fala à natureza de toda a realidade de Sua Pessoa e ao modo de relação tanto com Ele quanto com os humanos que são feitos à Sua imagem, e também com o mundo que Ele criou. Como diz São João de Damasco no seu trabalho Sobre a Fé Ortodoxa: "A Divindade é simples e incomposta".

O que precede é por que os ortodoxos tendem a não enfatizar a imputação meramente jurídica, embora seja improvável rejeitar o aspecto legal, desde que seja entendido em seu sentido teológico mais completo. Cristo, portanto, dá mais do que meramente uma justiça que Ele possui; Ele nos dá a si mesmo e assim tudo o que é Seu se torna nosso. É Ele que vive em nós e, portanto, a Sua justiça vive em nós por força de Ele estar presente em nós, e não como se a justiça fosse um objeto destacável ou uma substância impessoal imputável que Ele nos coloca como se fosse de longe. Em vez disso, ele vem morar em nós e fazer com que a justiça dEle imputida funcione dentro de nós organicamente como se fosse dentro dEle que está dentro de nós.

Além disso, Deus não é apenas o Juiz Onipotente, pois Ele também é Vida, Luz, Amor e Sabedoria, e como Deus é "simples", o que significa que Ele não está dividido interiormente em si mesmo de acordo com os Seus Atributos, mas é uma unidade, a Lei de Deus não é, portanto, apenas uma expressão da Autoridade absoluta, mas também da Vida, da Luz, do Amor e da Sabedoria. Portanto, se afastar da Lei é se afastar da Vida, da Luz, do Amor e da Sabedoria. Como o homem não consegue manter a Lei, ele também não consegue atingir a Vida, a Luz, o Amor e a Sabedoria. Estes são Atributos divinos, e eles também são realidades existenciais. Não é, portanto, apenas uma questão de obediência, mas de realmente tocar a Vida, a Luz, etc. Portanto, o cumprimento de Cristo da justiça da Lei em nosso favor não é meramente uma correção legal, mas uma Expiação muito mais profunda e abrangente que está ligados à transmissão da Vida àqueles que estão mortos, Luz aos que estão na escuridão, Amor aos que estão perdidos, Perdão para os que estão sob a ira e Sabedoria para os que estão ligados pela ignorância. Isto é tudo uma ação única de Cristo vista em vários títulos diferentes; nós os distinguimos em nossa mente, mas na realidade eles são um.

À luz do exposto, finalmente vale a pena salientar que não é tanto que os humanos tenham um problema de pecado, mas que, como o padre Seraphim Rose uma vez declarou, temos um problema de morte. A conseqüência, isto é, a pena, do pecado é a morte, e, portanto, a razão pela qual o pecado é um problema é porque termina inexoravelmente na morte; é próprio o princípio da morte trabalhar em nossas almas. E como o pecado em nós é o poder da morte em nós mesmos, os atos pecaminosos são a expressão deste princípio do pecado e da morte em trabalho na alma. Cristo, sendo Deus na carne, desce para a morte, assume a consequência e a pena do pecado que não é outra senão a morte, e, como Ele é a Vida, derrota a morte por Sua morte, Sua Vida intrínseca, explodindo a morte de dentro. Assim Ele, o Vivo, emerge do túmulo na Ressurreição, Ascende ao céu, Senta-se à Mão Direita do Pai e envia-nos o Espírito Santo para nos alimentar de Sua vida eterna através da vida eucarística da Igreja. Ele assumiu nossa morte para que Sua Vida possa se tornar nossa vida, pois "o que não é assumido não é curado". Portanto, é vital lembrar que a falta de pecado de Cristo é uma conseqüência necessária de Quem Ele é, o Vivo, e assim, por causa de Quem Ele é, o que Ele é por natureza, isto é, a Vida Eterna, se torna nossa através da nossa fiel participação nEle.


Artigo Original: http://godlightangels.blogspot.com.br/2017/06/orthodox-philosophical-and-theological.html

Tradução: James Paixão.