sábado, 29 de julho de 2017

A Perspectiva Ortodoxa sobre a prática do Yoga (Joseph M. Frangipani)

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? (Coríntios 6:14-16)





Fui criado como católico romano. Adorei a oração. Atravessando bosques, brincando em riachos, atravessando os vastos campos da imaginação. Isso era como uma oração para mim: o silêncio, a quietude, as crianças hesicastas encontram a si mesmas pela natureza. Eu nem sempre fiquei neste lugar de oração. Mas eu reconheci isso. E eu tomava por certo, como uma simples atividade dentro do coração.

Todos nós experimentamos isso em graus variados. Usamos palavras diferentes — ou nenhuma, porque todas parecem tão inadequadas — para expressar o movimento do coração em direção a Deus. Parece que quando somos inocentes de coração, especialmente quando somos muito jovens, há uma percepção tangível de duas dessas experiências. Amante e Amado. Como criança, não articulei essa presença como Cristo — assim como nunca articulei meus pais por seus nomes. Eu apenas os conheci.

Como estudante do ensino médio — meus avós me colocaram em uma escola secundária católica romana onde todos os outros garotos estudavam — eu queria ser um monge trapista. Participava regularmente aos ofícios e lia a Bíblia com frequência. As Escrituras realmente são como uma porta. Você pode entrar através dela e o Espírito Santo leva você a lugares sem nunca tirar os pés do chão. Mas eu sabia que havia algo mais. Uma diferença entre ler sobre as experiências e a própria experiência.

O Dr. Harry Boosalis escreve em seu livro Sagrada Tradição: "Nós não somos chamados simplesmente para 'seguir' a Tradição ou 'imitar' a Tradição. Somos chamados a experimentá-la, assim como os santos têm e continuam a fazer". Sabemos que falta alguma coisa no mundo que nos norteia. Alguma riqueza, alguma profundidade. Esta é, claro, a riqueza do amor, da luz e da graça de Deus. Mas, naquela época da minha vida, não tive palavras para expressar isso. Portanto, eu atribui essa insatisfação, esse desconforto, a outras coisas.

Então, um professor de Psicologia na escola secundária guiou minha classe através da auto-hipnose. Minha intriga com a meditação seguiu logo depois. Eu me senti relaxado. Eu deixei minha guarda baixa para novas experiências. Senti como se a porta de trás do meu coração se abrisse permanentemente. Eu rejeitei Deus 'para ir sozinho e por conta própria'. Experimentei, com muita clareza, uma luz se desligando dentro de mim. A Presença, o Alguém, o Amigo respeitou essa decisão. Sentiu-se como se Ele deixasse silenciosamente. Ele respeita o livre-arbítrio. Ele nunca se força. Ele bate à porta do coração e espera.

Então eu comecei a meditar regularmente. Inicialmente, na adolescência, era realmente difícil: sentado por horas com os antigos tibetanos budistas, completamente imóvel, trazendo meus pensamentos de volta para a parede nua e a estátua de bronze do Buda na minha frente. Comecei a estudar sobre a reencarnação, karma e samsara. Eu ainda não conhecia as origens do Budismo tibetano na religião xamânica chamada Bön, nem as vertentes da Astrologia, da magia e outras práticas ocultas.

Eu queria aprender a acalmar a ansiedade e a depressão, como varrer os pensamentos dispersos. Visitando salões de meditação budistas e ashrams hindus, fiquei intrigado com os "fogos de artifício espirituais": os êxtases, os trances, os sentimentos e as visões. Estes estão associados a todos os níveis de meditação e yoga e aumentam com a prática. Essas experiências e mais são algumas vezes referidas como siddhis, ou poderes adquiridos através da sadhana (prática de meditação e yoga). A intriga tornou-se fascínio, e o fascinante tornou-se familiar. Sem minha observação, minha curiosidade inicial "inofensiva" de yoga e meditação endureceu com o hábito. Passei mais de uma década imerso neste mar espiritual.

Durante esses anos, muitas perguntas foram feitas. Por exemplo, os sacerdotes e monges católicos romanos sabem se os primeiros cristãos acreditavam na pré-existência das almas e na reencarnação? Eles disseram que não sabiam. E além disso, eles perguntaram: "o que importa?". Lendo mais as origens e os significados das religiões do Extremo Oriente e ansioso para experimentar os bardos — as dimensões intermediárias dos mundos material e espiritual — estudei o Livro Tibetano do Viver e do Morrer.

Eu li toda a literatura mística e esotérica em que consegui colocar minhas mãos e guardei uma cópia do Bhagavad Gita dobrada no bolso de trás e li os escritos de Paramahansa Yogananda. Eu mergulhei-me nos escritos de Osho, li Ram Dass e Ramana Maharshi, convencido de que não havia ser mais divino do que eu. Isso foi para quebrar a minha ilusão. De acordo com muito do que eu li e ouvi, não pode haver relacionamento pessoal com o Divino e isso me incomodou. A natureza tranquila e pacífica da infância havia desaparecido. Quanto mais mergulhava na meditação e yoga, os impulsos mais repentinos e inexplicáveis que experimentei começaram a me machucar. Minha alma estava sob ataque. Este foi um período muito sombrio e infeliz da minha vida.

Buscando a calma, peguei o voto do Bodhisattva e procurei uma ordem monástica contemplativa e pacífica dentro do Budismo, em um esforço para aterrar-me em algum lugar, com alguma coisa. Após um período inicial de paz relativa, a ousadia desenvolveu, até a imprudência, em relação às atividades espirituais. Eu estava passando por uma espécie de alcoolismo espiritual. Mas eu não sabia disso.

O Filho Pródigo comeu a comida dos porcos em um país distante. Mas ele voltou para casa quando lembrou o sabor do Pão da casa de seu pai. Por mais de uma década, vivi neste país distante, comendo sua comida.

Eu vi tantas pessoas — alguns amigos, muitos estranhos — buscando a dissolução de si mesmo. Eles tinham um desejo insaciável de se perder, não na vida e na luz de Deus, mas na escuridão do vazio, em uma separação do Amor em que tudo Transcende. Essa separação é o inferno. Muitos homens, mulheres e crianças procuram esse inferno, girando através de relações promíscuas e pulando pelas janelas das drogas, através das quais muitos caem.

Mas estudei e pratiquei Kundalini, Yoga e Xamanismo, aprendendo a presença do medo e da frieza.

Cresci com a reputação de ler o Tarot, um método oculto de adivinhação. Ensinei yoga e instruí grupos através de meditações guiadas e cantei em desertos de sálvia. Experimentamos a projeção astral — experiências guiadas de fora do corpo através dos bardos descritos nos livros tibetanos. Eu carregava não só as cópias sublinhadas do Bhagavad Gita, mas dos Upanishads e sutras dos buddhas em todos os lugares que eu fui. Cada uma dessas atividades era um curso de natação longe da montanha sagrada de Cristo. Limpando a pasta laranja na minha testa, toquei os sinos e ofereci frutas e fogo enquanto adorava Krishna, vagando descalço nas ruas de Eugene, Portland, Seattle e, finalmente, Rishikesh, Haridwar e Dharamsala, no norte da Índia.

"Separado de Deus, que é a fonte da Vida", escreve Arquimandrita Zacharias em seu livro O Homem Oculto do Coração, "o homem só pode retirar-se para si mesmo... Aos poucos ele é deixado desolado e dissoluto".

O Budismo rejeita o eu, a alma e a pessoa. Dobra seus braços em silêncio contra Deus. O sofrimento nunca é transfigurado. Existem cruzes no Budismo, mas nunca há ressurreição. Pode-se dizer que o Budismo encontra o túmulo vazio e declara esse vazio o estado natural das coisas, até mesmo o objetivo. No Budismo tudo — o céu, o inferno, Deus, o eu, a alma, a pessoa — é uma ilusão que espera ser superada, descartada, destruída. Este é o objetivo. Eliminação total. Neste axioma do século 9, a essência do Budismo é resumida: "Se você vê o Buda, mate-o".

O budismo não profere, nem pode, curar a alma e o corpo. Tanto a alma como o corpo devem ser superadas e descartadas. Na Igreja Ortodoxa, no entanto, a alma e o corpo devem ser curadas. O Budismo ensina que nada tem valor intrínseco. A Igreja ensina que tudo o que Deus faz tem valor intrínseco. Isso inclui o corpo humano. Somos seres complexos. As ações de nosso corpo, mente e alma estão ligadas. E essas ações vinculadas estão diretamente relacionadas ao nosso relacionamento com Deus e o domínio espiritual. Para os cristãos ortodoxos, tudo — mesmo o sofrimento — é uma porta escondida através da qual nos encontramos com Cristo, pelo qual nós abraçamos.

Um outono, viajei para Rishikesh, na Índia. Esta cidade tem o nome do deus pagão Vishnu, "o senhor dos sentidos". Rishikesh é a "capital mundial do yoga". Geralmente é aceito ser o lugar na terra de onde o yoga se originou. Durante 40 dias estudei e pratiquei o chamado caminho espiritual secreto do yoga integral nos sopés dos Himalaias. Isso abrangeu não apenas o "yoga ginasiano" da América; cada classe começou e terminou com uma oração para "o deus da tempestade que ruge", Shiva.

Isso enquanto eu ensinava inglês a refugiados tibetanos e trabalhava para o governo nacional tibetano como editor. O Yoga é historicamente enraizado no Hinduísmo. Curioso, falei com um rinpoche no mosteiro do Dalai Lama em Dharamsala. Perguntei-lhe quem ou o que são esses deuses hindus de acordo com a cosmologia budista. Sua resposta foi alarmante: "Eles são seres criados, com um ego... eles são espíritos presos no ar".

O que é ioga? O que é energia Kundalini?

O significado literal do yoga é "jugo". Isso significa amarrar sua vontade à serpente Kundalini e levantar à Shiva a fim de experimentar seu "verdadeiro" eu. Todos os caminhos do yoga estão interligados como ramos de uma árvore. Uma árvore com raízes que descem para as mesmas áreas do mundo espiritual. Isto é evidente nos livros antigos do Bhagavad Gita e dos Sutras Yogic de Patanjali. Aprendi que o objetivo final do yoga é despertar a energia da Kundalini enrolada na base da espinha na imagem de uma serpente para que ela o leve a um estado pelo qual você conhece como Tat Tvam Asi.

Claro, o yoga pode facilitar experiências excepcionais de corpo e da mente. Mas o mesmo acontece com a ingestão de drogas que alteram a mente, e insípido, venenos imperceptíveis. Através do yoga, pouco a pouco, alguém está aproveitando o Shakti, que os yogues se referem como a Mãe Divina, a "deusa das trevas" conectada com outros grandes deuses hindus. Essa energia não é o Espírito Santo, e isso não é aeróbica ou ginástica. Anexados a todo este sistema estão os Bhajans e os Kirtans — equivalentes pagãos aos Akathistos cristãos ortodoxos, mas para os deuses hindus —, bem como os mantras, que são fórmulas "sagradas", como cartões telefônicos ou números de telefone, aos vários gurus pagãos e deuses.

Como o yoga está conectado com o Hinduísmo?

Para ser claro, o hinduísmo não se refere a uma religião específica. É um termo que os britânicos deram aos vários cultos, filosofias e religiões xamanistas da Índia. Se você perguntar a um hindu se ele acredita em Deus, ele pode dizer-lhe que você é Deus. Mas pergunte a outro, e ele apontará para uma pedra, ou uma estátua, ou uma chama de fogo. Esta é a polaridade hindu: ou você é deus, ou tudo o mais é um deus. Yoga está embaixo deste guarda-chuva do Hinduísmo e, em muitos aspectos, é o pólo do guarda-chuva. Atua como um braço missionário para o Hinduísmo e a Nova Era fora da Índia. O Hinduísmo é como uma extraordinária boneca russa: você abre uma filosofia e dentro dela surgem mais dez mil.

Você pode nadar de forma fácil e descuidada em águas que você não conhece. Mas, inconsciente das marés da área, você pode estar em perigo. Você pode ser varrido pela ressaca. Você pode cortar-se contra rochas invisíveis e contrair infecção ou um veneno imperceptível. Isso acontece na vida espiritual. Quando mergulhamos no oceano, podemos nos atrair para os peixes mais brilhantes, coloridos e intrigantes, mas os mais coloridos e exóticos são muitas vezes os mais venenosos e mortais. Na primeira vez que visitei a Índia, tirei meus sapatos e meias e passei pela água, cocos, doces descartados e fogo brilhante do Templo de Kalkaji. É um dos templos mais famosos dedicados a Kali, "a deusa da morte". Não sabia, mas estava bem no meio de sua mais importante festa do ano. O templo era um caos e a energia era muito intensa e escura.

Milhares de homens, mulheres e crianças se reuniram neste templo Rishikesh para adorar esse demônio. Ao lado de mim, os olhos de uma mulher recuaram na cabeça, os braços acenando para frente e para trás, a língua balançando em sua boca, as pernas elevando-se e caindo como uma fantoche em cordas. Esta era claramente possessão demoníaca.

Uma vez, venerei o ícone da Santa Mãe de Deus e experimentei um calor incrível, lágrimas de humildade e amor, clareza mental e paz. Era como andar na frente de uma janela cheia de luz solar quente e perfumada. No templo de Kalkaji, experimentei o contrário. Kali é muitas vezes retratada como uma deusa terrível e de vários braços com pele roxa levantando uma cabeça humana cortada, uma língua sangrenta pendurada na boca. Ela usa um colar de cabeças humanas e um cinto de armas.

Bebi café com pessoas notáveis no movimento de yoga, Hinduísmo e Nova Era na América que, para serem iniciados em seu culto, foram incitados a comer cadáveres humanos de cemitérios nepaleses. Não muito tempo atrás, o popular jornal britânico The Guardian informou que os sacrifícios infantis continuam até hoje, em homenagem a este demônio Kali. Tudo isso está ligado ao Hinduísmo. E está ligado ao yoga porque as posturas do yoga não são religiosamente neutras. Todas as asanas clássicas têm seu significado espiritual. Por exemplo, como um jornalista relata, as saudações do sol, talvez a série mais conhecida de asanas, ou posturas, de hatha yoga — o tipo mais comum praticado na América — é literalmente um ritual hindu. "Saudação ao Sol nunca foi uma tradição de hatha yoga", diz Subhas Rampersaud Tiwari, professor de filosofia de yoga e meditação na Universidade Hindu da América em Orlando, Flórida. "É toda uma série de apreciações e rituais ao sol, sendo grato por essa fonte de energia". Pensar na yoga como um mero movimento físico equivale a "dizer que o batismo é apenas um exercício subaquático". Escreve Swami Param da Academia Hindu de Yoga Clássica e Ashram de Dharma Yoga em Manahawkin, N.J.

É a deusa Kali que tenta unir praticantes através de Shakti com Shiva por meio de yoga. Em seu templo, à saída de Nova Deli, vi o ódio "auto-manifestado" hediondo: uma pedra com olhos estranhos e com um beijo e coberto de limo amarelo e comida coalhada. No hinduísmo, os ídolos estão "acordados". Eles estão vestidos. Eles são alimentados. E eles são colocados para dormir. Fui parte de centenas dessas cerimônias. Com mais de cinco milhões de leitores, o Yoga Journal é a revista de yoga mais vendida do mundo. Em um momento revelador sobre a superioridade do yoga como psicoterapia, o Yoga Journal revelou a filosofia hindu por trás da prática:

"Da perspectiva yóguica, todos os seres humanos são 'nascidos divinos' e cada ser humano tem no seu núcleo uma alma (atman) que habita eternamente na realidade imutável, infinita e penetrante (brahman). Na afirmação clássica de Patanjali sobre essa visão... já somos o que buscamos. Nós somos deus disfarçados. Nós já somos inerentemente perfeitos, e temos o potencial em cada momento para despertar para essa natureza verdadeira, desperta e iluminada".

Os professores e os alunos geralmente se cumprimentam com o "namaste" sânscrito, o que significa: "Eu honro a Divindade dentro de você". Esta é uma afirmação do panteísmo e da negação do Deus verdadeiro revelado na Bíblia. As saudações ao sol, ou Surya Namaskara, originaram-se com a adoração da divindade solar hindu Surya. Na hagiografia e na iconografia da Igreja, veneramos santos: pessoas reais que viveram justamente diante de Deus e participaram e continuam a participar de Sua luz e amor, pedindo suas intercessões. Ídolos, por outro lado, escreve o Pe. Michael Pomazansky, "são as imagens de deuses falsos, e a adoração deles foi uma adoração de demônios, ou de seres imaginários que não têm existência; e, portanto, em essência, é uma adoração dos próprios objetos sem vida".

Eu vi swamis — neste país, na América — transmitindo esta energia demoníaca apenas olhando nos olhos de uma pessoa. E se alguém está aberto a ela, o corpo pode agitar e vibrar como um brinquedo de enrolamento de lata. E, no entanto, quando chegou a hora de receber essa energia amaldiçoada através de Shaktipat, um medo inacreditável me lavou como água fria e eletrificada, então levantei meu escudo e espada: comecei a dizer a oração de Jesus. Glória a Deus! Essa horrível presença foi desviada pelo Nome de Jesus. Devemos lembrar, como escreve São Paulo: Não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra os poderes, contra os governantes das trevas desta época, contra as hostes espirituais da iniqüidade nos lugares celestiais. Com essa oração como meu escudo e espada, nadei de volta para Cristo. Saí do outro lado do país. Eu dei um passo na casa do meu pai.

Como o yoga está conectado à Ortodoxia?

O Yoga é uma prática psicossomática, uma interação entre mente, corpo e espírito(s). Devemos lembrar que a palavra "ioga" significa "jugo", como a trincheira de madeira presa sobre os pescoços de animais ligados ao arado. São Paulo nos avisa, não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos. Porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem luz com a escuridão? O Yoga não é bíblico, nem faz parte da Sagrada Tradição da nossa Igreja. Tudo o que procuramos, tudo, pode ser encontrado dentro e através da Igreja Ortodoxa. Então, o que queremos com o yoga?

É importante saber que, no yoga, bem como em muitas escolas místicas, luzes estranhas podem acompanhar os praticantes, mas essas são muitas vezes de demônios ou criações da mente, pois o próprio Satanás se transforma em um anjo de luz. Muitos têm e estão seguindo os "fogos de artifício espirituais" da chamada Nova Era. É claro que esta não é a luz incriada experimentada por Moisés e os discípulos no Monte Tabor. Não é a Luz Divina que São Gregório Palamas defendia no século 14 contra escolástica ocidental. O conhecimento direto de Deus é possível e a experiência direta, mas o conhecimento e a experiência do mal também estão certamente disponíveis. Temos vontade de escolher quem e o que procuramos. Isso, é claro, requer discernimento e testes, onde a responsabilidade perante um padre experiente ou ancião é absolutamente necessária. Indispensável, também, é uma participação sincera nos Mistérios da Igreja. Observamos melhor os mistérios dos nossos corações em vez de entreter essas imaginações em nossas cabeça.

Além disso, algo deve ser dito em relação à alegação de que formas "pop" de yoga ginástica não representam perigo ou ameaça para um praticante. Alguém que detém tal opinião é ignorante, ou escolhe ignorar os muitos avisos que aparecem nos manuais de yoga orientais sobre o Hatha Yoga que é praticado em tais aulas. O instrutor está ciente dessas advertências e é capaz de garantir que nenhum dano venha ao aluno?

Em seu livro Seven Schools of Yoga, Ernest Wood começa sua descrição de Hatha yoga, afirmando: "Não devo me referir a nenhuma dessas práticas de Hatha Yoga sem predecer um aviso severo. Muitas pessoas trouxeram sobre si mesmas doenças incuráveis e até mesmo loucura, praticando-as sem fornecer as condições adequadas do corpo e da mente. Os livros de yoga estão cheios de tais advertências... Por exemplo, o Gheranda Samhita anuncia que, se alguém começar as práticas em clima quente, frio ou chuvoso, as doenças serão contraídas, e também se não houver moderação na dieta, apenas metade do estômago deve ser preenchido com alimentos sólidos... . O Hatha Yoga Pradipika afirma que o controle da respiração deve ser trazido muito gradualmente, 'como leões, elefantes e tigres são domesticados', ou 'o experimentador será morto', e por qualquer erro que surja tosse, asma, cabeça, olho e dores nas orelhas e muitas outras doenças". Wood conclui seu aviso sobre a postura e a respiração do yoga dizendo: "Eu gostaria de deixar claro que não estou recomendando essas práticas, pois considero que todos os Hatha Yogas são extremamente perigosos".

Se um cristão ortodoxo quer exercitar, ele ou ela pode nadar, correr, caminhar, fazer exercícios de alongamento ou aeróbica. Estas são alternativas seguras para o yoga. Também podemos oferecer prostrações diante de Deus. A Igreja não quer que nenhum de nós seja insalubre ou infeliz. Devemos confiar nas prescrições da nossa Mãe, a Igreja, e segui-las da melhor forma de acordo com a nossa capacidade, como a graça de Deus permite. Ninguém deve tentar prolongar a vida do corpo à custa da alma.

Acima de tudo, não devemos confiar em nosso próprio julgamento. Devemos prestar contas a alguém. "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)

Como cristãos ortodoxos, sabemos que as ações de nossos corpos, como postrações ou o sinal da Cruz, têm relação com o estado da nossa alma diante do Deus verdadeiro. Por que nós copiaríamos ações corporais que durante séculos foram diretamente relacionadas ao culto de demônios? Tais ações podem ter sérias conseqüências tanto para a nossa alma quanto para o corpo que pertencem a Cristo.

Que possamos ser sábios como serpentes e inofensivos como pombas.


Tradução: Felipe Rotta