sexta-feira, 28 de julho de 2017

São Gregório Palamas como um Modelo para as nossas vidas (Pe. George Papavarnavas)

São Gregório Palamas, Arcebispo de Tessalônica, nasceu em Constantinopla e viveu no século XIV. Ele veio de uma família nobre e piedosa. Seu pai Constantino era membro do Senado imperial. Ele era muito piedoso e tinha uma oração noética ininterrupta. Ele se associou com pessoas santas, ascéticas e monges desde a infância de seus filhos. Toda a família confessava o mesmo pai espiritual. Ele deixou essa vida terrena quando Gregório tinha apenas sete anos de idade. Enquanto ele estava morrendo, sua esposa pediu que ele pedisse ao imperador que colocasse sob ele o cuidado de seus filhos, mas ele respondeu que pediria à Rainha do Céu para colocá-los sob sua proteção. Em verdade, a Panaghia protegeu São Gregório ao longo de sua vida. Sua proteção estava em tal nível, que o santo, antes de começar a estudar, se ajoelhava três vezes perante o ícone dela em oração. Quando ele fez isso, ele conseguiu reter o que ele leu. Por isso ele nunca esquecia de orar, pois quando esquecia, não conseguia lembrar ou recitar o que havia estudado. Sua mãe teve uma vida semelhante ao seu pai.

São Gregório se destacou em sua educação, o que fez o imperador lhe colocar num lugar importante no palácio. No entanto, ele tinha um desejo de uma vida espiritual superior, e aos dezoito anos partiu para a Montanha Santa. Ele amava o silêncio e vivia uma vida ascética no Mosteiro da Grande Lavra. Constantemente ele rezava dizendo: "Senhor Jesus Cristo, ilumine as minhas trevas. Santíssima Theotokos, ilumina as minhas trevas". Ele suplicou que ela fosse iluminada, e em verdade ele alcançou a iluminação e a Theosis. É por isso que sua teologia é empírica e, quando dada a ocasião, ele a divulgou.





Naquele tempo, o herege Barlaão ensinou que as energias de Deus são criadas e que o homem é incapaz de ver Deus, pois sua essência é incognoscível; que o Divino é compreendido pela razão, e é por isso que os filósofos são maiores que os profetas. Ele, com tamanha desonra, zombou dos monges que praticavam a oração noética. São Gregório Palamas refutou esses ensinamentos heréticos e indicou o verdadeiro caminho para conhecer a Deus. Naquele tempo, a existência de um teólogo temente a Deus com a estatura de São Gregório Palamas foi uma grande benção, pois por ele a fé não foi alterada. E sabemos muito bem que, quando a fé é alterada, a maneira correta de curar as pessoas é perdida e coloca a nossa salvação em jogo.

Os seus principais ensinamentos são os seguintes:

Primeiro, as energias de Deus são incriadas, bem como a Sua essência. O homem criado não pode participar da essência de Deus, mas pode participar de Suas energias, isto é, podemos conhecer Deus e ver Sua Luz incriada.

Em segundo lugar, a Teologia Ortodoxa não é racional, mas empírica, e não pode ser adquirida somente por meio do estudo. Os livros certamente ajudam, mas o verdadeiro conhecimento de Deus é existencial. Deus revela-se como Luz para o homem purificado, e "através do Espírito Santo eles conhecem Deus e podem falar sobre Ele". Os filósofos falam reflexivamente através da razão e da imaginação, razão pela qual não é possível para eles serem superiores aos profetas, que vêem a Deus e falam Dele através do Espírito Santo.

Em terceiro lugar, uma pessoa que atinge a Theoria (visão) de Deus é aquela que teve seu coração purificado das paixões e sua mente foi iluminada. O caminho da vida através do qual se alcança a purificação e a iluminação é chamado Hesicasmo (quietude). Os termos quietude e vida hesicasta não significam simplesmente que alguém viva em um lugar calmo. Pode-se viver no lugar mais calmo e ainda não ficar calado, porque as paixões e as imagens mentais podem nos deixar loucos. O Hesicasmo é principalmente um estado interno e é chamado pelos Santos Padres de ciência do logismoi. A vida hesicasta é, de fato, a vida evangélica, e com a orientação de um pai espiritual discernidor, todos poderiam experimentá-la. "Somente através da quietude pode-se adquirir o conhecimento de Deus e se tornar um teólogo ortodoxo. Esta é a diferença entre a Teologia Ortodoxa e a Teologia Escolástica" (Sua Eminência Metropolita Hierotheos de Nafpaktos, Orthodoxy Monasticism).

Em nosso tempo, que é muito semelhante ao de São Gregório, os ventos do anti-hesicasmo estão soprando, razão pela qual o ensino do modo de vida hesicasta é ainda mais oportuno nos dias de hoje. Por meio da quietude, uma pessoa adquire o autoconhecimento, o que os leva ao arrependimento, à humildade a ao conhecimento de Deus. As pessoas da contemporaneidade negam teimosamente a se confrontarem. A quietude os aterroriza, e é por isso que eles tendem a ficar sozinhos por um curto período de tempo, eles ligam a televisão e o rádio com anseio de companhia humana. Sem a presença da Graça Divina incriada, que ilumina a plenitude interior e traz significado à vida, uma pessoa sente uma solidão insuportável, mesmo que seja cercada por milhares de pessoas.


Tradução: Felipe Rotta