sábado, 9 de setembro de 2017

A Ortodoxia Não é uma Ideologia Nacional (Pe. Vasilios Kalliakmanis)

No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: "Siga-me". Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José". Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?" Disse Filipe: "Venha e veja". Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". Perguntou Natanael: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar". Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!"

Jesus disse: "Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!"

E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". (João:43-51)







A luta do ascetismo, do arrependimento, da oração e do jejum não pode chegar a uma conclusão, a menos que seja fundada na fé apropriada. A Igreja Ortodoxa do Oriente tem o privilégio de ter preservado a verdade da fé em Deus, a pessoa humana e o mundo. E essa verdade não equivale a nenhuma ideologia, mas é uma experiência da vida no Espírito Santo. Os profetas, os apóstolos e os santos Padres experimentaram a presença de Deus e depois descreveram-nos em seus textos inspirados por Deus.

A leitura do Evangelho acima refere-se à experiência única de dois discípulos ao se familiarizarem com Cristo Salvador em primeira mão. No início, Natanael coloca dúvidas sobre o que Filipe lhe fala sobre a pessoa de Cristo, porque havia a noção de que nada de bom poderia vir de Nazaré. Filipe não conseguiu convencer o amigo com palavras e é por isso que ele implementa o argumento mais convincente: "Venha e veja por si mesmo". A breve conversa entre Cristo e Natanael impressiona o último e ele confessa espontaneamente: "Rabino, você é o Filho de Deus, você é o rei de Israel". O rei crucificado!

Desde então, ficou claro nos textos sagrados que a pessoa central e o ponto de referência da Igreja são o Cristo Salvador. No próximo nível, a pessoa central é aquela que está "no modelo de Cristo", que imita Cristo e ocupa o grande fardo da cruz de responsabilidade, de serviço e de sacrifício. A Igreja Ortodoxa é a Igreja una, santa, católica e apostólica, enquanto, ao mesmo tempo, é a Igreja dos Pais. Porque os Santos Padres, nos Sínodos, assumiram o ônus da responsabilidade e preservaram a verdade real em relação a Cristo. E eles ensinaram, sem erro, que nele coexistiu o criado e o incriado, o visível e o invisível, o passível e o impassível, o descrito e o indescritível.

A representação da pessoa de Cristo baseia-se nas características de Sua natureza humana e no fato da encarnação. É por isso que, no Antigo Testamento, o uso de imagens não era comum. Mas Deus tornou-se uma pessoa humana e assumiu uma forma humana: "Ele realizou milagres, sofreu, foi crucificado, subiu, subiu ... e foi visto pelas pessoas", de acordo com São João Damasceno. Então, todos esses eventos podem ser pintados e retratados. Esta pintura tem um caráter educativo e redutor e contribui para o nosso conhecimento com a pessoa de Cristo.

Sua encarnação, cruz e ressurreição têm implicações para o mundo inteiro e ocorreram para toda a humanidade, de Adão para o último que nascerá da mulher. Assim, a Igreja é global e reza "pela paz do mundo inteiro". A natureza ascética e hesicástica da vida espiritual não nega seu caráter eclesiológico e ecumênico, mas é uma condição prévia para isso. Com a Eucaristia no centro da sua vida espiritual, os cristãos não estão unidos para promover o ódio contra alguns "outros", mas renovar sua fé em Cristo e seu amor pelos "outros". É por isso que não há espaço na Igreja Ortodoxa para quaisquer "arcos ortodoxos", que servem para outros fins. Em vez disso, a Igreja Ortodoxa está dobrada como um arco e seu poder "é aperfeiçoado na fraqueza" (II Cor.12, 9).

O falecido ancião Sofrônio Sakharov ensinou que a restrição da pessoa de Cristo ao nível das nacionalidades era uma grande falha. Desta forma, o caminho abre-se ao ódio entre as nações, para a hostilidade entre os grupos sociais. Ele escreve que não conhece nenhum cristão grego, russo, inglês ou árabe. Cristo para ele é tudo, o ser transcendente. Se alguém imita Cristo, significa que eles sofrem para que toda a humanidade possa ser curada e salva. A vida ascética amplia a consciência dos cristãos e permite que eles compreendam a psicologia de outras pessoas. Quando aprendemos a viver com uma pessoa, aprendemos a viver com milhões de outros que são como eles. Desta forma, gradualmente entramos em profunda dor para toda a humanidade. Com o nosso arrependimento, não vivemos apenas o nosso próprio drama pessoal; nós experimentamos dentro de nós a tragédia do mundo inteiro.

É aqui que a missão ortodoxa encontra o seu significado. Os missionários desinteressados que carregam a verdade da fé evangélica ortodoxa em todas as partes do globo não dependem da força mundana, mas do poder do amor da Cruz. É aqui que a Igreja assume as coisas do mundo, santifica-as, purifica-as e cria comunidades cristãs genuínas. E pode ser daí que veremos o renascimento da vida cristã, que foi comprometida em nossa própria sociedade. Pode ser que os cristãos do Terceiro Mundo vivam a fé em Cristo com menos astúcia, sem transformá-la em ideologia nacional e que, em alguns anos, possam nos convidar: "Venha ver que o Senhor é bom".

Fonte: Protopresbyter Vasilios Kalliakmanis, «Μαθητεύοντας στο Ευαγγέλιο της Κυριακής», Thessaloniki 2011, pp. 135-9.


Tradução: Felipe Rotta.