sexta-feira, 15 de junho de 2018

A Natureza Essencial do Asceticismo

"Somente pelo esforço prolongado, pela disciplina, pode o estado de perfeição e união mística com Deus ser alcançado." (Dimitru Staniloae)

São Paulo nos dá uma imagem clara do que é necessário. Ele compara isso ao treinamento de atletas que estão se condicionando para vencer uma competição importante. Ele diz,

“Corra de tal maneira que você possa obtê-lo [o prêmio]... Eu disciplino meu corpo e o submeto a sujeição, a fim de que, quando eu tiver pregado a outros, eu mesmo me desqualifique (1 Cor 24-27). ). "Se alguém compete no atletismo, ele não é coroado a menos que ele concorra de acordo com as regras... Seja diligente para apresentar-se aprovado para Deus" (2 Tim 2: 5, 2:15).

Este trabalho espiritual e treinamento é chamado de ascetismo. Não deve haver qualquer conotação negativa dada a esses termos. Tem apenas um propósito positivo.









Pe. Staniloae diz:

"O objetivo final do ascetismo é libertar nossa natureza não apenas dos movimentos dos apetites pecaminosos, mas também das idéias que aparecem na mente após a limpeza das paixões. Isto é apenas para ganhar sua independência das coisas criadas, que escravizaram nossa natureza pelas paixões, e ter muito mais tempo para Deus. Nossos esforços ascéticos também podem ser vistos como uma morte gradual com Cristo. Não podemos ressuscitar com Ele se não morrermos primeiro com ele".

As atividades ascéticas seguem um caminho claro que envolve uma série de etapas.


Pe. Staniloae diz:

"É uma disciplina precisa que leva em consideração as leis do desenvolvimento normal da vida espiritual, bem como os princípios da fé. Tal batalha de acordo com a lei significa que a sua estrada é estabelecida de acordo com uma lógica bem fundamentada".

Precisamos buscar a natureza dessas leis espirituais e os passos necessários para desenvolver nossa vida espiritual.


O ascetismo, embora essencial para o nosso crescimento espiritual, não é uma técnica que por si só pode produzir a desejada união mística com Deus. É mais semelhante ao treinamento atlético que nos prepara para receber a Luz Incriada de Deus. As práticas ascéticas nos desenvolvem espiritualmente para que possamos receber os poderes divinos — como os que foram exibidos pelos Apóstolos. Isto vem somente da Graça de Deus uma vez que tenhamos nos preparado adequadamente.


Pe. Staniloae diz:

"Para essa auto-revelação de Deus em uma união mística, temos que nos tornar dignos sendo sinceros, limpos e bons".

Começamos com fé, mas precisamos trabalhar para purificar nossa natureza e nos tornar dignos de receber a graça transformadora de Deus. Este trabalho é chamado de ascetismo. Fomos abençoados com o livre arbítrio e precisamos ser treinados para controlar as paixões naturais do corpo e nos unir voluntariamente com a vontade de Deus. Estamos engajados na competição suprema que Paulo chamou de "guerra espiritual". Nosso objetivo é a vida em Cristo, união com Ele, para se tornar à Sua semelhança, então, como é declarado na oração do Senhor, "seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu".


Tradução: Felipe Rotta.

Texto original: https://orthodoxwayoflife.blogspot.com/2010/05/essential-nature-of-asceticism.html