terça-feira, 12 de junho de 2018

Por que os Padres da Igreja Veem a Morte como um Presente de Deus?

A morte é sempre algo que traz tristeza aos nossos corações. Então, por que devemos olhar para isso como um presente de Deus? A resposta óbvia é que a morte é o único caminho para o Reino de Deus. É na morte que renascemos em Seu reino eterno. É claro que não é apenas morrendo que vamos entrar, mas também devemos ter uma alma que anseie por Deus com amor e uma vida em que nos esforçamos continuamente para fazer Sua vontade. Isso não significa que seremos perfeitos ou sem pecado, pois somente Cristo é sem pecado, mas devemos nos esforçar por essa perfeição, porque amamos a Deus de todo o coração.









Podemos ver como Cristo encarou a morte para entender a natureza desse caminho. Primeiro, lembra-se de como Cristo sofreu em seu caminho para a cruz? Com isso Ele queria que soubéssemos que o caminho não é fácil e muitas vezes é cheio de dor e grande dificuldade. Em segundo lugar, pense em como demonstramos nossa fidelidade através de nossa resistência à dor e à dificuldade. Terceiro, a melhor notícia de todas, a base do Evangelho, esteja certa de que há esperança para nós em nossa ressurreição. Cristo nos mostra que, se formos fiéis, a morte é apenas uma transição desta vida mundana para uma vida em Seu reino.

É importante lembrar que o objetivo da nossa vida não é riqueza, felicidade, bem-estar. Espero que recebamos esses dons, mas o objetivo é nos unirmos a Ele através de nossa obediência e morte. Nossa vida também é um presente dado a nós, para que possamos purificar nossa alma e desenvolver esse amor verdadeiro de Deus enquanto experimentamos as maravilhas e belezas de Sua criação.

Os padres também nos ensinam que um modo de assegurarmos que vivemos uma vida pura é lembrar todos os dias a realidade de nossa eventual morte. Não de um modo mórbido ou negativo, mas de um modo esperançoso, vendo a realidade de nossa vida vindoura em Seu reino alcançada através da morte.

Com essa visão, descobriremos que muitos dos desejos que nos dão uma vida estressante não são realmente tão importantes nesse quadro maior. Reflita sobre como você vê o objetivo da sua vida. Como você vê a realidade da sua morte? Você pode ver isso como algo positivo?

Quando perdemos um ente querido enquanto se movem no caminho da união com Deus, achamos difícil aceitar e sentimos a grande perda de sua presença. Isso também é normal, pois até mesmo Cristo chorou no túmulo de Seu amigo Lázaro. É de se esperar tristeza e podemos nos lembrar de que nossa perda é o ganho daquele que adormeceu no Senhor. Dizemos que eles adormeceram com a morte, porém, não é realmente a morte, mas uma transformação da vida.


Tradução: Felipe Rotta.

Texto original: https://orthodoxwayoflife.blogspot.com/2016/10/why-do-our-church-fathers-see-death-as.html