terça-feira, 3 de outubro de 2017

A Evolução teísta é Incompatível com a Bíblia e a Teologia Cristã (Hank Hanegraaff)

Criação vs Evolução. Enquanto o debate procede, restam alguns que afirmam poder crer na teoria da evolução moderna e, ao mesmo tempo, crer na Boa Nova de Deus revelada na Bíblia. Esta crença na Evolução Teísta é verdadeiramente racional?






O que é a Evolução Teísta? 

Defensores da evolução teísta afirmam que Deus criou o Homem por processos evolutivos, ou seja, é dito que o Homem evoluiu de formas de vida inferiores. Se isto fosse o caso então toda a vida, incluindo o Homem e os seus antepassados, teriam sido sujeitos da morte ao longo da História. Isto porque a evolução teísta depende da morte para eliminar organismos menos aptos para abrir espaço para o desenvolvimento e refinamento das espécies sobreviventes.

Contudo, a Bíblia diz-nos que a morte surgiu como resultado do pecado. Se Adão não tivesse comido a fruta proibida, se ele não tivesse decaído numa vida de constante pecado acabada pela morte, então, qual a necessidade de Redenção? Nenhuma! Isto significa que não podemos abolir o relato do Génesis da criação, mas podemos abolir a Teoria do Geocentrismo e ainda assim ficarmos bem.

Incompatibilidades Bíblicas com a Evolução Teísta 

Genesis 3 mostra-nos indubitavelmente que a morte tomou conta do Homem quando ele transgrediu o mandamento Divino. A Morte, de acordo com as Escrituras, não tinha poder sobre o Homem até algum período após a sua criação. Isto vai totalmente contra a teoria da evolução teísta. Ainda assim, proponentes da evolução teísta tentam adulterar estas passagens vendo a parte inicial do Genesis como não-histórica. Mas tal recurso pode leva-los somente a resultados ainda mais desastrosos.
Evolucionistas teístas podem crer num Génesis alegórico o quanto queiram mas, para fazê-lo, terão que ir contra as Escrituras. São Paulo, em passagens como Romanos 5 e Coríntios 15, trata claramente do Genesis como histórico e fala da morte humana como o julgamento do pecado por Deus. Foi por esta mesma razão- para responder à punição divina do nosso pecado- que Cristo morreu. Isto é o cerne do Evangelho. Francamente, a Evolução Teísta é um oxímoro, basicamente o mesmo que falar de neve ardendo.

Negando que a Morte seja o resultado do pecado Humano

Mas se a morte humana não fosse o julgamento divino do pecado, como proponentes da evolução teísta têm que defender, então para que é que Cristo morreu? Aqueles agarrados ao dogma da evolução teísta têm que admitir que Jesus mentiu quando Ele disse morrer pelos nosso pecados. Consequentemente, a expiação dos pecados torna-se desprovida de significado e o Evangelho é reduzido a uma concha vazia. Na sua tentativa de fundir a teoria da Evolução com a Escritura os Teístas Evolucionistas apenas acabam por prevenir a Boa Nova como "Nenhuma Nova", enquanto permanecemos mortos nos nossos pecados.


Tradução: Domingos Tavares.